domingo, 10 de fevereiro de 2008

Marcas de Comércio Internacional - Factor de competitividade no Mercado Global

Num sistema de comércio internacional aberto e liberalizado em que a tendência para a homogeneização dos hábitos e preferências dos consumidores nacionais é uma facto indiscutivel, porque será que os consumidores nacionais de determinados mercados-alvo continuam a reagir de forma diferente, e a saber diferenciar o que é um produto com qualidade, personalidade, longevidade, com a marca X associada ao País de origem Y, ou seja aquilo aquilo que no comércio internacional se denomina " a imagem de marca do pais de origem?"

Esta nova temática, que é bastante estudada mo campo do comércio internacional em que se partiu da análise de casos de países e de empresas de base nacional localizadas na Irlanda, India, Suiça e Holanda é estratégica para uma avaliação da competitividade das empresas portuguesas e a sua ligação com o posicionamento de Portugal num sistema económico globalizado.

Segundo os especialistas do Country of Origin brand image, qualquer empresa de base nacional, quando define uma estratégia de exportação ou quando avança para um programa de marketing internacional deverá ter em conta esta variável.

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